

Sobre a iniciativa:
A Roda de Chimarrão, aqui no Rio Grande do Sul, é um momento de troca de olhares, conversa boa e de conexões. Assim, ter um momento de encontro para o desenvolvimento de uma conversa focada no tema inclusão, nas suas mais diversas abordagens, pode contribuir muito para a qualificação do processo dentro e fora da escola.
Sendo assim, regar uma conversa boa com um chimarrão na cultura gaúcha foi entendido pela idealizadora, como uma maneira de tornar o bate papo mais acolhedor e interativo.
E compreendendo a importância desta troca (de percepções e de experiências) para que a cultura inclusiva de efetive e seja promovida nos mais diversos cenários, que eu, a escritora da Série Fazendo Inclusão, que pensei em promover estes momentos de conversa com trocas de percepções e experiências com o objetivo de lapidação do olhar sobre a inclusão.
Desta forma, o tema é escolhido com base na temática inclusão e sempre trazendo como convidados especialistas das mais diversas áreas para contribuírem com suas percepções, e pela mediação de Pâmela Pschichholz, promover o pensamento e ação inclusiva, sempre incentivando a participação da comunidade que se interessa pelo tema, o que resulta em uma conversa rica.
Registros da Roda de chimarrão:
Primeiro tema: Inclusão e Autismo Data: 28.09.2019 Local: Livraria Diversus, NH.
Material produzido pela psicóloga Lisane Luz Pacheco:
.png)
Material produzido pela Daniela Joaquim, Psicopedagoga Esp. em Neuropsicologia :


Registro fotográfico por Eduarda Milena: